Confira algumas dicas para curtir a estação mais quente do ano com muita diversão e segurança.
As férias de verão é o momento aguardado o ano inteiro por muitas pessoas. A possibilidade de viajar para a praia, aproveitar os dias de sol e calor pertinho do mar, além das atrações turísticas que as cidades litorâneas oferecem, tornam os dias longe de casa mais divertidos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, para que este período proporcione apenas boas lembranças. Para isso, confira as nossas dicas.
Cuidados no mar
Antes de entrar no mar, é preciso verificar a sinalização das bandeiras utilizadas pelos bombeiros. A bandeira verde significa que o local é próprio para banho e que há guarda-vidas. Já a amarela, significa que você deve ficar alerta, pois o local pode oferecer riscos. A vermelha e a preta podem ser utilizadas quando não há postos de guarda-vidas próximos, onde existe perigo e possibilidade de afogamento.
Além disso, aguarde, pelo menos, uma hora para entrar no mar após as refeições e evite o consumo de bebidas alcóolicas.
Cuidados com as crianças
Na praia, a atenção com os pequenos deve ser redobrada. Fique de olho e evite deixá-las no mar desacompanhadas. Ao chegar na beira-mar, é possível buscar por um módulo da polícia militar ou do corpo de bombeiros e solicitar a pulseirinha de identificação. Assim, caso aconteça algo, será mais fácil entrar em contato com os responsáveis da criança.
Cuidados com a exposição ao sol
Tomar banho de sol pode ser muito benéfico para a saúde, no entanto, é preciso seguir algumas recomendações, como: usar protetor solar, com o fator de proteção adequado; evitar os horários entre 10h e 16h e manter-se hidratado. Utilize também óculos de sol, chapéus ou bonés para proteger melhor o rosto.
Caso você fique muito tempo exposto ao sol, a sua pele pode apresentar manchas vermelhas, que ficam doloridas. Neste caso, busque imediatamente um lugar com sombra, beba muita água e tome um banho refrescante, a água quente pode agravar a situação.
Cuidados com a água-viva e caravela
É muito comum, durante o verão, aumentar o número de relatos de queimaduras causadas por águas-vivas e caravelas. A primeira, é transparente dentro da água, já a segunda pode ser identificada devido a sua cor mais avermelhada. Em caso de contato, é possível aplicar a água do mar ou vinagre na região afetada. Evite esfregar ou aplicar água potável no ferimento, isso pode agravar o caso.
É recomendado buscar a ajuda dos bombeiros ou de um médico, caso a queimadura seja muito grave, apresente dor persistente e desconforto.
No Paraná, o Governo do Estado, conta com um portal com mais dicas, informações e programações especiais para a temporada de verão. Clique aqui para conferir.
Em Guaratuba, hospede-se no Cabana Suíça Hotel. Localizado a poucos metros da praia, oferecemos uma estrutura completa para, além de descansar, você se divertir com os amigos ou família. Faça a sua reserva.