A sustentabilidade é importante para podermos seguir vivendo com qualidade no planeta, além de proporcionar um futuro bom para os nossos filhos e netos. Segundo o Banco Mundial, as perspectivas não são nada animadoras, pois a expectativa para os próximos 30 anos é de um aumento de 70% no volume do lixo produzido no mundo. Mas, esses números podem mudar caso façamos a nossa parte agora.
Com algumas mudanças simples nas nossas rotinas podemos promover um futuro melhor para todos. Confira cinco dicas de como ser sustentável dentro da sua casa:
Separar o lixo
A separação do lixo facilita a coleta e reduz a contaminação do meio ambiente, assim como evita a disseminação de doenças. Para fazer a sua parte basta separar lixo reciclável (plástico, vidro, metais e papel) e orgânico (de origem animal ou vegetal), deixando em lixeiras separadas para ajudar quem trabalha com a coleta seletiva.
Essa atitude pode ser diária, por ser simples pode envolver mais membros da família, fazendo com que crianças e adolescentes aprendam a lidar com o lixo e tenham consciência da importância deste ato.
Compostagem
Além da separação, você também pode reciclar o lixo orgânico, fazendo com que ele vire matéria orgânica (adubo) para jardins e plantas, reduzindo o uso de produtos químicos e do aquecimento global. Mas como fazer isso? Basta você ter uma composteira, nela você espalha os resíduos, o cobre com folhas secas e serragem e deixe agir, caso esteja fazendo muito calor regue os resíduos, pois isso acelera a decomposição.
E para diminuir o odor da composteira é simples, pois o mau cheiro é a falta de oxigênio, então basta misturar e/ou adicionar folhas secas e serragem.
Evite o consumo de plástico
O plástico é um dos grandes vilões da sustentabilidade. Além de demorarem mais para se decompor (sacolas plásticas, por exemplo, levam 100 anos para completar sua decomposição), eles ainda afetam a vida marinha e podem ser o problema de enchentes em grandes cidades. Buscando diminuir o consumo deste produto oriundo de matérias-primas não renováveis (petróleo ou gás natural), você beneficia não só a sua vida, mas como a vida de animais aquáticos e a saúde de mares, lagos e rios.
Economizar água e luz
Essa economia é boa tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso, pois as contas ficam mais baratas. Para economizar luz você pode:
1- optar por lâmpadas de LEDs e fluorescentes, que são têm uma eficiência energética e diminuem a emissão de CO2;
2- não colocar roupas nas grades de trás da geladeira;
3- não deixar aparelhos eletrônicos em stand-by, os retirando da tomada.
Já para economizar água você pode:
1- Capte e reutilize a água. A captação pode ser feita por meio de cisternas ou baldes e você pode reutilizar para regar plantas, passar pano ou lavar o chão.
2- Lave o carro de forma consciente, assim você pode economizar até 180 litros de água por lavagem.
3- Banhos menos demorados, evite ficar muito tempo debaixo do chuveiro, com isso poderá ver uma grande diferença na conta.
Deixe o carro de lado
O CO2 é responsável por 60% do efeito estufa e como alternativa de diminuir a produção de dióxido de carbono podemos optar pelo uso da bicicleta, em situações mais simples, ou a diminuição no uso dos automóveis. Com essa prática podemos ajudar a reduzir o superaquecimento do planeta, causado pelo CO2.
E o Hotel Cabana Suíça tem essa preocupação e o comprometimento com a sustentabilidade e com o futuro. Promovemos o turismo ecológico sustentável, com ações práticas para mitigar impactos ambientais, como a economia de energia e água, além da conscientização dos nossos hóspedes.
Venha conferir, faça a sua reserva e nos acompanhe nas redes sociais.