Guaratuba - Paraná

Conheça mais Guaratuba

Turismo histórico e cultural em Guaratuba (PR)

Conheça os pontos turísticos históricos e culturais da cidade litorânea, Guaratuba, e como aproveitar o destino na baixa temporada.

Guaratuba é uma cidade encantadora, possui belas praias, recantos em meio à natureza e uma cultura muito rica. Sendo assim, é possível aproveitar o destino mesmo nas estações mais frias do ano ou, durante a baixa temporada, como também é chamada. Período menos movimentado e com preços melhores.

Neste texto, reunimos alguns pontos turísticos históricos e culturais que valem a pena conhecer. Além disso, ressaltamos os benefícios de viajar na baixa temporada. Continue a leitura e confira.

Turismo histórico e cultural em Guaratuba (PR)

A cidade de Guaratuba, além dos encantos naturais, também possui edificações históricas que remontam a cultura local. Confira quais são elas.

  • Casarão do Porto

    Ponto turístico em Guaratuba
    Casarão do Porto é um ponto turístico de Guaratuba. Imagem divulgação: Mário José Natalino/Prefeitura de Guaratuba

A edificação, construída no fim do século 18, passou por algumas revitalizações e permanece até hoje com características do estilo colonial. No entanto, devido a erosão que destruiu boa parte da cidade em 1968, a documentação oficial foi destruída, perdendo assim o registro com a data exata da construção. Em 1960, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná. O local já foi utilizado como armazém, comércios e, até mesmo, uma escola. Atualmente, é a sede da Casa da Cultura de Guaratuba.

Endereço: Tv. Dr. Luís Sobrinho, 63-1 – Guaratuba/PR

  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

    Ponto turístico de Guaratuba
    Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Imagem divulgação: Mário José Natalino/Prefeitura de Guaratuba

Inaugurada em 1771, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 1938, seu acervo também foi tombado anos depois, em 1972. Desenhada por Afonso Botelho e construída pela comunidade, a edificação possui características do período colonial que são mantidas até hoje. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade.

Endereço: Av. 29 de Abril, 51 – Guaratuba/PR

Patrimônios imateriais de Guaratuba

Em 2021, para comemorar os 250 anos da cidade, o Prefeito Roberto Justus declarou como patrimônio imaterial a Festa do Divino Espírito Santo (LEI nº 1.878) e o cultivo e preparo da Ostra Nativa da Baía de Guaratuba (LEI nº 1.879).

  • Festa do Divino Espírito Santo

    Festividade em Guaratuba
    Festa do Divino Espírito Santo, em Guaratuba. Imagem divulgação: Facebook Festa do Divino Guaratuba.

Todos os anos, no mês de julho, é celebrada a Festa do Divino, como também é chamada. Organizada há mais de 117 anos, além da missa, novenas e procissão, também reúne 10 dias de festividades que incluem apresentações artísticas.

Em 2022, o evento será realizado durante os dias 08 à 17 de julho. Mais informações serão divulgadas em breve, na página do evento.

  • Cultivo de Ostras

    Rota das Ostras, em Guaratuba
    Caminho do Cabaraquara, conhecido pelo cultivo e preparo de ostras. Imagem divulgação.

A região do Cabaraquara, em Guaratuba, é conhecida pelo cultivo e preparo de ostras. Estas são reconhecidas com os títulos de “melhor ostra do país” e “uma das três melhores do mundo”. O visitante pode experienciar uma aventura em meio à natureza e provar a iguaria visitando a Rota das Ostras, ou caminho do Cabaraquara, como também é chamado.

Vantagens de viajar na baixa temporada

A baixa temporada é caracterizada pelas estações mais frias do ano, outono e inverno, períodos em que destinos, como o litoral, têm menor busca por turistas. Mas, como mostramos neste texto, a cidade de Guaratuba, por exemplo, oferece atrativos durante todo o ano e que agradam todos os gostos.

Além disso, viajar na baixa temporada oferece mais vantagens, como menos turistas e movimento, facilitando o acesso aos pontos turísticos. Os preços nesse período também são mais em conta, devido a queda na procura, hospedagens, alimentação e meios de transporte possuem valores mais acessíveis.

No Cabana Suíça Hotel é possível encontrar os melhores benefícios em um único lugar. Com restaurante, piscinas aquecidas e quartos para todos os tamanhos de famílias, também oferece a facilidade de estar localizado na região central da cidade, próximo aos pontos turísticos e estabelecimentos de conveniência. Entre em contato conosco e faça sua reserva com desconto na baixa temporada.

Fontes: Gazeta do Povo, Viaje Paraná e Biblioteca Pública de Guaratuba.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Confira

Posts Relacionados

Faça sua reserva online

Praticidade e agilidade em poucos cliques

Você será redirecionado para nossa plataforma de reservas.